quarta-feira, 6 de junho de 2012

AINDA ESTE MÊS, PREFEITO ARESKI FREITAS GARANTE AOS SERVIDORES CUMPRIR ITENS DA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DO ANO 2012



No inicio da tarde de ontem, dia 05 de junho, o Prefeito Areski Freitas recebeu na sala de reuniões da Prefeitura, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de União do Palmares - SINTPMUP, representado pelos diretores: Olivano Dias, Alcides Manoel, Mario Bispo, Edjane Alves, Nerildo e Assis Bezerra, acompanhados de uma comissão de servidores representantes de varias categorias: Nena, Wilma, Kuezia, Ageu, Gervazio, Agentes Comunitários de Saúde; Mario Jorge e Gorete Vilela, Agentes de Endemias. Além dos citados, esta reunião teve a participação dos vereadores: Bruno Praxedes, Edvan Correia (Bobo), Elvis Alam (Elvinho), Júlio Paulino, Almir Belo e o líder do governo na Câmara, Biu Crente. O motivo que levou está comissão de servidores a reunirem-se com o gestor municipal, foi para negociar os itens da pauta de reivindicações 2012, tendo como principal item, a data-base dos servidores da administração e saúde.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES REFERENTE À DATA-BASE DE 01 DE MAIO DE 2012
1) Data-base
a) Reajuste salarial para todos os servidores efetivos e contratados da Prefeitura Municipal, de forma linear, com percentual de 12% (doze por cento) em 1º de maio de 2012. Ficou definido um percentual de 6,5%
b) Mudança da data-base para o mês janeiro, a partir de 2013. Ficou definido para o mês de março.
c) Mudança do adicional por tempo de serviço: quinquênio para anuênio. Ficou definido para anuênio.
2) O Adicional de Difícil Acesso deverá beneficiar os Servidores de todas as Secretarias da Prefeitura Municipal. Será implantado também no  PCCS da Saúde.
3) Melhorar as condições de trabalho, visando sempre atender às normas de saúde e segurança do Servidor. Será implantado a CIPA
a) Providenciar fardamento, botas e luvas para os servidores da Secretaria Municipal de Infra Estrutura.   
b) Criação de uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
c) Ginástica Laboral com todos os Servidores da Prefeitura Municipal.
4)  Concessão de Auxílio-alimentação no valor de R$180,00 ( cento e oitenta reais), para todos os Servidores. Não foi contemplado.
5) Implantação de  Plano de Saúde para os Servidores, com contra partida do Gestor.  Não foi contemplado.
6) Por fim na disparidade salarial existente entre o pessoal contratado e os Servidores efetivos que ocupam o mesmo cargo na Secretaria Municipal de Infra Estrutura e conceder o Adicional Noturno para os Servidores desta Secretaria. 
7) Conceder Adicional de Insalubridade para os Agentes Comunitários de Saúde. Todos os Agentes Comunitários de Saúde foram contemplados. 
O prefeito após analisar a pauta na presença de todos, expôs quanto á probabilidade de cumprimento ou não de alguns dos nove (07) itens reivindicados. E falou “que o município não tem condições de conceder mais de seis e meio por cento (6,5%) de aumento, porque infringirá a lei de responsabilidade fiscal, mas, que se prontificava em repor o percentual da inflação”, houve consenso entre os presentes e o percentual foi aceito.  Já quanto aos itens; Mudança a partir 2013 do mês da data-base para março; Mudança do adicional quinquênio para anuênio e a criação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, serão todos cumpridos ainda este mês. E, ainda está semana será enviado um projeto de lei a Câmara de Vereadores para apreciação dos senhores edis dos itens acima.  Já quanto aos demais itens, as respostas do Prefeito foram; Concurso Público, “– Iremos realizá-lo em até quarenta (40) dias, mas, as nomeações ocorrerão a partir de janeiro”; Equipar os servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura com fardamento, botas e luvas, “– Será providenciado ainda este mês somente para os efetivos”; Ginástica laboral, “–Irei ver a possibilidade estrutural de abranger todos os servidores”; Adicional de difícil acesso, “– Quem tiver direito será pago”; e Ajuda Alimentação, “– Não será possível esse ano”. Finalizou a discussão da pauta.
Mario Bispo, presidente desta reunião, percebendo que mesma já se aproximava do encerramento, facultou a palavra aos representantes das categorias para exporem as reivindicações das mesmas.
Mario Jorge, representante dos Agentes de Endemias, ao fazer uso da palavra “– Quero que o senhor reveja os percentuais da tabela salarial da gente, porque nesta os salários da categoria estão defasados demais”. Prefeito: “– Vou pedir para Rubens analisar”.
Nena, representante dos Agentes Comunitários de Saúde, fez um balanço das necessidades da categoria e: “– Reivindico melhores condições de trabalho, precisamos de balança para pesar as crianças, fardamentos, pois as nossas estão desgastadas e protetor solar pra todos”. Prefeito: “– Vamos providenciar”.
Alcides Manoel, diretor do SINTPMUP: “– Nós te entregamos Kil na última reunião, o projeto do Clube Social dos Servidores e até agora nada de você enviá-lo a Câmara de Vereadores como acordado”.  Prefeito: “– Eu entreguei a Rubens, te confesso que não sei o resultado, procure saber dele”.
Nerildo, representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura: “– Venho reivindicar, como já existe uma ação da Secretaria de Saúde que é Saúde no Campo e várias outras, disponibilize um médico para atender os trabalhadores de serviços insalubres lá da obra”. Prefeito: “– Vou providenciar, esse será o próximo projeto da Secretaria de Municipal de Saúde”.
Não havendo mais nada a tratar a reunião foi encerrada.
                                               


             
             
                 Prefeito restabelece diálogo com o Sindicato


















Postada por: Alcides Manoel – Conselho Político Sindical

Um comentário:

Anônimo disse...

não fui informado por isso não estive presente , mas os 6,5 foi melhor q nada e uma boa vitoria foi a mudança do quinqüênio para anuênio , a bata base para março a implantação da cipa e o adc. de dificil acesso onde tambem se implantará no pccs da saude foram vitorias consideralvéis , o adc. de insalubridade para os agentes comunitarios ja tinha cida aprovado e agora é lei parabens a todos os agentes comunitarios em especial a nena , e parabens a todos diretores que particparam efetivamente e parabens a todos funcionarios em especia aos que estão na linha de fogo