sábado, 30 de março de 2013

Até agora, menos que 7% entregaram declaração do IR em Alagoas

Prazo para envio de informações à Receita Federal
termina daqui a um mês
Até as 16 horas da última quinta-feira (28), cerca de 14.600 alagoanos tinham enviado a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O número equivale a pouco menos que 7% do total de declarações do Estado que são esperadas pela Receita Federal até o fim do prazo para esta obrigação, que se encerra daqui a exatamente um mês.

 O supervisor do Imposto de Renda da Pessoa Física da Delegacia da Receita Federal em Alagoas, Sebastião Cardoso, informa que são aguardadas aproximadamente 211 mil declarações até 30 de abril. Com o feriadão, a expectativa dele é que a quantidade de informações enviadas supere 20 mil em Alagoas.

 "No período de folga, tanto os finais de semana como os feriados, muitos se lembram de enviar as declarações. Por isso, espero que até a próxima segunda-feira o número aumente significativamente. Apesar de acreditar que os alagoanos seguem a tendência dos demais estados da Federação em deixar tudo para a última semana", comenta Sebastião Cardoso.

 Ele explica que os mais apressados são os que buscam a restituição do Imposto de Renda. "Os que enviam as informações sempre esperam mais um pouco", esclarece.

 No âmbito nacional, segundo divulgou a Agência Brasil, mais de 5 milhões de contribuintes tinham enviado a declaração até as 16h da quarta-feira. Neste ano, o Fisco espera receber mais de 26 milhões de declarações. Ano passado recebeu 25.244.122. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal desde 25 de fevereiro. Para transmitir a declaração, é preciso instalar também o Receitanet, disponível no mesmo endereço.

OBRIGAÇÃO - A apresentação da declaração é obrigatória para quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito a incidência do imposto, fez operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas ou obteve receita bruta com a atividade rural superior a R$ 122.783,25. Quem tinha, até 31 de dezembro de 2012, posse de bens ou propriedades, inclusive terra nua, com valor superior a R$ 300 mil, também está obrigado a declarar.
Fonte:
http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=337409&e=1
Postado por;
Euclides Avila
Coordenador de Comunicação 
Aposentados e Pensionistas.

Nenhum comentário: