domingo, 28 de abril de 2013

Téo Vilela se afasta do governo para fazer mais uma cirurgia

Parece notícia requentada, mas não é: Teotonio Vilela Filho fará mais uma cirurgia, agora a quarta (pelo que se sabe) desde que é governador.
A primeira foi para operar a mão (osso do carpo) ainda no primeiro governo. A segunda, em 2011, mais complexa e com maior risco foi de diverticulite, a terceira de catarata  e, essa agora será para operar o joelho.
A informação foi postada hoje a noite pelo próprio governador no Twitter:
“Na segunda à tarde eu estarei passando o governo do Estado para o presidente da ALE, Fernando Toledo, que fica no cargo até 6 de maio. Estarei de licença médica para fazer um procedimento cirúrgico no joelho, onde será retirado um cisto do menisco.Como o vice Nonô está em Dubai,representando AL em reunião sobre  desenvolvimento nos estados brasileiros,assumirá o presid.da ALE”, disse o governador por meio do microblog.
As cirurgias anteriores do governador foram realizadas em São Paulo. Ele não informou onde fará essa nova cirurgia.
O afastamento para a posse de Fernando Toledo pode ter sido coincidência, mas ao que parece a agenda do governador e do vice foi montada para que o presidente da Assembleia Legislativa assumisse o governo interinamente.
O que é o cisto no menisco
As informações a seguir são do site www.grupodojoelho.com.br
“Cisto de Menisco é uma coleção de líquido sinovial encapsulada que ocorre secundariamente a uma lesão meniscal. Ocorre mais freqüentemente na região lateral. A lesão meniscal mais frequente é a clivagem horizontal, em que ocorre a formação de um mecanismo valvular que impede o retorno do líquido sinovial para a articulação.
O diagnóstico é clínico e pode ser complementado com ultrassonografia ou ressonância magnética. O tratamento inicial pode ser conservador, mas os casos que não melhoram são tratados cirurgicamente. A simples drenagem do cisto com agulha apresenta alta taxa de recidiva. O tratamento de escolha é a artroscopia com tratamento da lesão meniscal e descompressão do mecanismo valvular. Quando o cisto é grande, ou não se consegue descomprimir, ou é um caso de recidiva, indicamos a ressecção aberta”. 

Fonte:http://blogsdagazetaweb.com.br/edivaldojunior/author/edivaldojunior
Postado por: Euclides avila- Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: