quinta-feira, 23 de maio de 2013

Senado derruba emenda que previa mudança em programa

O Senado dos Estados Unidos votou contra uma proposta de alteração do programa federal para o setor de açúcar, que inclui medidas como empréstimos para operações, restrições à importação e intervenções no mercado para garantir um preço mínimo para a commodity. Senadores haviam proposto que a emenda fosse incluída no projeto de lei agrícola (Farm Bill) que está em discussão na Casa.

Grupos que defendem ambos os lados da questão discutiram a proposta em um momento em que o Senado fecha seu projeto de Farm Bill, no qual as políticas agrícolas para os próximos cinco anos serão delineadas. A emenda da senadora Jeanne Shaheen, (Democratas, New Hampshire) reduziria a ajuda à indústria. 'O que temos agora é um ótimo negócio para os produtores de açúcar e um mau negócio para os consumidores', disse Jeanne no plenário do Senado, pouco antes da votação. Mas a proposta foi derrotada, com 54 votos contra e apenas 45 a favor. Senadores de Estados produtores de cana e beterraba se uniram para derrubar a medida.

A indústria do açúcar disse que a assistência é uma rede de segurança necessária para os produtores, que precisam de proteção contra importações do México. Já os consumidores de açúcar afirmam que o programa infla o preço da produção norte-americana, o que prejudica suas margens e os torna menos competitivos no mercado global. O apoio do governo ao setor começou com a Lei de Açúcar de 1934. As informações são da Dow Jones.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=341168&e=2

Postado por: Euclides Avila - Coordenador de Comunicação

Nenhum comentário: