quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CUT-AL realiza nesta sexta-feira ato público contra PL da Terceirização


A Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL) realiza nesta sexta-feira (30), juntamente com os sindicatos filiados e demais centrais sindicais, um ato público contra o Projeto de Lei 4330, o chamado PL da Terceirização”. A concentração será às 14h, na Praça do Centenário, e depois os participantes sairão em caminhada pelas principais ruas do Centro.

O PL 4330, de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), regulamenta a terceirização de serviços no Brasil. Para as centrais sindicais, trata-se da maior ameaça aos direitos trabalhistas desde a ditadura militar.

'O projeto precariza as relações de trabalho em todas as atividades, porque legaliza e libera a terceirização para as atividades fins, ou seja, prepara o terreno para que tudo possa ser terceirizado, com consequências ainda mais nefastas do que as vividas no quadro atual, afirma a presidenta a CUT-AL, Amélia Fernandes. “Trata-se de consolidar o maior ataque aos direitos e ao fortalecimento político e econômico da classe trabalhadora.

Segundo Amélia, o setor público também será diretamente afetado. Embora continuem constando formalmente, na prática os concursos públicos praticamente deixarão de existir, substituídos pela contratação de terceiros em todas as esferas públicas. “Na contramão das reivindicações populares por mais serviços públicos e de melhor qualidade, o resultado será serviços privatizados, operados e gestados sob a lógica do capital, de baixa qualidade e alto custo”.

Estudos do Dieese apontam que o trabalhador terceirizado recebe salário 27% menor que o contratado diretamente, tem jornada semanal de três horas a mais, permanece 2,6 anos a menos no emprego, e sua rotatividade é mais do que o dobro (44,9% contra 22%). Além disso, aponta o Dieese, a cada dez acidentes de trabalho, oito acontecem entre os terceirizados.

Postado por; Euclides Avila - Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: