quarta-feira, 30 de março de 2016

Mesmo insatisfeita, categoria aprova 4,5% em assembleia da rede municipal de Educação de Maceió


















A menos de uma semana para o fim do prazo legal de concessão do reajuste na rede municipal, trabalhadoras/es da educação de Maceió decidiram, em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (29), aceitar a proposta apresentada pela prefeitura de Maceió, de 4,5% de reajuste com retroativo a janeiro, sendo este retroativo parcelado em 6 vezes. A gestão se comprometeu, no entanto, a tentar reduzir o parcelamento caso seja possível após o encontro de contas, em abril.

Consuelo Correia, presidenta do Sinteal, avalia o momento como difícil. “O valor está longe do que estávamos pleiteando para este ano. Fizemos o enfrentamento, não aceitamos a proposta inicial de 2,1%, negociamos o quanto pudemos, e conseguimos avanço no percentual. Agora vamos nos empenhar na cobrança das outras pautas, como as progressões atrasadas, os retroativos, e a realização do concurso público ainda este ano, como já foi garantido pela prefeitura nesta mesa de negociação”, disse ela.

Por conta da legislação eleitoral, o prazo para aprovação, na câmara de vereadores, de qualquer reajuste salarial nos municípios se encerra no dia 04 de abril, após essa data só é permitido negociar reajuste em cima da inflação dos meses de janeiro, fevereiro e março.

Durante a assembleia, a secretária de formação do Sinteal, Girlene Lázaro, fez um pequeno resumo de todas as negociações, e repassou os argumentos dos gestores sobre a queda nos recursos. Ela lembrou também que o Sinteal já solicitou a folha, para que possa ser feita análise. O microfone foi aberto à plenária, houve debate, e até surgiu a proposta de rejeitar o percentual, mas a assembleia votou e aprovou por maioria.

O Sinteal vai informar oficialmente a decisão da categoria, e o reajuste deve ser implantado na folha do mês de abril.

Fonte http://www.sinteal.org.br/2016/03/mesmo-insatisfeita-categoria-aprova-45-em-assembleia-da-rede-municipal-de-educacao-de-maceio/

Nenhum comentário: